Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia.
Apesar das alergias respiratórias estarem associadas a outras estações do ano, devemos lembrar que é no verão que temos exposição a mudanças bruscas de temperatura, ao ar seco do ar condicionado e a ambientes com muitos ácaros, que ficaram fechados por longos períodos de tempo, como casas de veraneio. Por isso, quem sofre com os sintomas deste tipo de doença durante o ano, é preciso ficar atento para antecipar os efeitos que serão naturalmente mais agressivos durante o verão.
O que pode desencadear a rinite alérgica é um alérgeno, ou seja, uma substância à qual o paciente foi previamente sensibilizado. A pessoa acometida pela rinite alérgica costuma apresentar sintomas como coriza, obstrução nasal, espirros, prurido nasal (coceira) e diminuição do olfato.
Não busque ajuda somente quando os sintomas estão mais evidentes, ou seja, no verão. Ao longo do ano, é importante procurar um médico otorrinolaringologista para que um diagnóstico completo seja feito, de modo a identificar as causas reais da alergia.
Para o diagnóstico correto e completo, é importante que o médico pesquise o histórico clínico do paciente, bem como seu histórico familiar. Assim, ele poderá suspeitar e identificar a causa da alergia, ou seja, o que desencadeia todo esse processo. Desse modo, o médico irá orientar o paciente para que proceda ao controle do ambiente em que convive, realizando também um tratamento voltado aos sintomas. Se necessário, irá indicar a imunoterapia, ou seja, a vacina utilizada para aumentar a resistência do paciente às substâncias que causam a alergia.
Dicas para amenizar os sintomas:
- Tome bastante água;
- Faça lavagens nasais com soro fisiológico para hidratar as mucosas;
- Limpe bem a casa ou o ambiente que irá utilizar;
- Opte por aspirar e passar pano úmido em vez de varrer os locais;
- Use capas anti-ácaros em colchões e travesseiros;
- Evite objetos que acumulam pó nos quartos, como cortinas, tapetes, carpetes e bichos de pelúcia;
- Limpe com frequência os filtros de ar condicionado;
- Evite, quando possível, mudanças bruscas de temperatura;
- Busque auxílio médico assim que possível, e não abandone o tratamento após o Verão.
Para informações direcionadas ao seu tipo de pele e necessidades, entre em contato para agendar uma consulta com os otorrinos e alergologistas da Clínica Villela.
Central de Agendamento:
Telefones: 01 4163- 6882 / 011 4198-2258