Conheça mais sobre os benefícios do uso diário do protetor solar e algumas dicas na hora de escolher o produto ideal para sua pele.

 

Para que serve o protetor solar?

 

Ele bloqueia os Raios UV nocivos que desencadeiam distúrbios da pele e previne sinais de envelhecimento prematuro como rugas, linhas finas, pintas, sardas, manchas e rugas, além de diminuir as chances do desenvolvimento de tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma pois todos tem grande relação à exposição ao sol.

O câncer de pele é uma realidade no Brasil, sendo em disparada o tipo de câncer que mais está presente no país.

Previne queimaduras solares, que nos faz ficar vermelhos, doloridos e com descamação.

Além de todos esses benefícios, ele também melhora a qualidade da nossa pele, pois ss proteínas essenciais da pele, como colágeno, queratina e elastina, são protegidas pelo filtro solar. Estas proteínas são necessárias para manter nossa pele bonita e saudável.

 

Como escolher e usar o protetor ideal?

Existem diversos tipos de protetores no mercado e é preciso ter em mente alguns fatores na hora de decidir qual usar:

 

1) Protetor solar à prova d’água e com um FPS mínimo de 30. Esse número indica o tempo de proteção contra os raios UVB.

2) Observe o PPD (proteção contra raio UVA) que precisar ser no mínimo 1/3 do FPS

3) Existem protetores químicos e físicos. No protetor químico as moléculas absorvem os raios solares, fazendo com que sua energia seja diminuída para todos os tipos de pele. O físico age formando uma película que reflete o raio solar, é indicado para peles sensíveis, reativas, gestantes e crianças.

4) Existem diferentes tipos de texturas:

Oil free: essa é a textura que não possui óleo em sua composição, o que significa que é mais indicado para pessoas que têm a pele oleosa, mista ou acneica.

Cremoso: um produto cremoso é aquele que possui uma textura mais hidratante. Ideal para a pele seca ou que está ressecada.

Toque seco: garante um efeito matificante que deixa a pele mais sequinha e lisa. Por isso, é mais indicado para quem tem tendência maior à oleosidade.

5) Protetores com cores tem a ação de proteger a pele contra a radiação solar e a luz visível, emitida pelo celular, aparelhos eletrônicos, lâmpadas e janela. Sem cor: protege apenas contra as radiações UVA e UVB do sol.

6) Aplique o protetor solar meia hora antes de entrar em contato com o sol ou água.

7) É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados.

 

Usar o protetor solar todos os dias é muito importante, mesmo não sendo possível perceber todos os benefícios que ele proporciona a curto prazo, sua utilização diária terá impactos positivos na sua saúde ao longo prazo.

Para informações direcionadas ao seu tipo de pele e necessidades, entre em contato para agendar uma consulta com os dermatologistas da Clínica Villela!

 

Central de Agendamento:

Telefones: 011 4163- 6882 / 011 4198-2258